sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Quanto Tempo Leva para Caducar o nome sujo e limpar o CPF?

Quanto Tempo Leva para Caducar uma dívida e CPF ficar limpo novamente sem pagar as dívidas?

Hoje em dia com o nome sujo no SPC e SERASA fica complicado comprar alguma coisa parcelada, ou até mesmo criar um crediário em alguma loja para ir pagando o carnê mensal, então uma coisa que muitos ouvem falar por aí e tem dúvidas se é verdade ou não é sobre as dívidas deixaram de existir com o passar do tempo, ou mais popularmente chamado de “caducar” nos órgãos de proteção ao crédito, órgãos negativadores, outros pensam que apenas alguns tipos de dívidas caducam com o tempo enquanto outros não.Alguns dizem por ai que o prazo para a divida ser esquecida pelo SPC SERASA e demais órgãos de proteção ao crédito seria de apenas 3 anos, mas isso não procede.

O certo é que todas as dívidas, sendo elas SPC, SERASA, SCPC enfim, deixa de constar nos órgãos de proteção ao crédito quando dá exatos 5 anos, com prazo valendo desde a inclusão da dívida nos órgãos. E vale ressaltar que a sua dívida não vai deixar de existir após este período de 5 anos, ela apenas perde o direito de ser cobrada como uma restrição.

Então o que acontece é o seguinte, quando a dívida completa o seu quinto aniversário ela tem que necessariamente sair dos órgãos de proteção ao crédito que já falamos aqui, mas mesmo assim ela não será apagada do local onde a compra foi feita ou onde a dívida foi contraída, até pelo simples motivo de que ninguém quitou aquela dívida e internamente ainda vai constar. Isso explica o motivo de muitas dívidas vencidas serem cobradas ainda via telefone ou cartas.

Dívidas deixam de existir em 5 anos no SPC e SERASA


Se você tem uma dívida que já caducou e mesmo assim ela aparece nas bases do SPC e SERASA, fique atento pois apesar de ser uma prática bem comum usada pelas empresas e ao mesmo tempo não permitida por lei, as empresas reincluem dívidas vencidas. E apesar de isso ser proibido por lei, muitas empresas acabam registrando novamente as dívidas como novas, depois que os 5 anos passam. Por isso fique ligado, caso isso aconteça você tem direitos e poderá recorrer na justiça solicitando que seu CPF saia do SERASA. Mas cuidado, somente em casos como esse, pois em casos onde é feito acordo com as empresas, e eles não são pagos, essas dívidas podem ser registradas novamente até pelo simples motivo de que você acordou que ia pagar então renovou a dívida.

Lembre-se de que cada dívida tem seu prazo de validade, então não adianta pensar que todas estão colocadas no mesmo pacote, se você contraí uma dívida hoje e uma daqui 1 mês, uma vai caducar 1 mês antes que a outra.

Um comentário:

  1. Consultei meu CPF na www.ezconsultas.com.br valor das consultas baratas consulta rapida e sem frescura.

    ResponderExcluir